© 2023 by Sarah Lane. Proudly created with Wix.com

  • Ícone de App de Facebook
  • Tumblr App Ícone
  • Ícone do App Instagram
  • Vimeo App Ícone
  • Flickr App ícone

file00 - Impressão sobre placa de circuito elétrico a partir da obra Vue du Boulevard du Temple, de Louis Jacques Mandé Daguerre (c. 1838). Ligada à série DELETE.use de Flavya Mutran

A série METAL MASTER: é composta por 24 Vistas dos fototerritórios DELETE.use, com paisagens à céu aberto, onde pouco ou nada se vê de vestígios humanos – além da ausência da figura humana que caracteriza os fototerritórios, também não há sinais de equipamentos urbanos, edificações, ou algo que remeta a temporalidade do registro.

O título METAL MASTER: faz referência aos clichês de gravação em metal dos meios gráficos e às técnicas da fotografia oitocentista, como também aos processos gráficos em offset e os meios de transferências de dados que circulam via placas de circuitos eletroeletrônicos. Em todos esses processos, de ontem e de hoje, assim como nos arquivos dos fotógrafos que criaram suas visões sobre a paisagem que me influenciam até hoje, há alguma raiz metálica. Apesar das Vistas terem sido produzidas como possíveis matrizes para gravura, potencialmente prontas para multiplicação ilimitada de cópias, foram propositalmente tornadas estéreis, irreprodutíveis, uma vez que seus enredos não correspondem aos fatos, são falsos-históricos de arquivos corrompidos.

 

Todas as imagens são monocromáticas, feitas no mesmo processo de transferência de pigmento para chapas recicladas de alumínio para offset, cortadas nos tamanhos 27 x 34 cm, e é formado de fototerritórios de Albert Frisch, Alberto Bitar, August Sander, Alexander Gardner, Cindy Sherman, Diane Arbus, Elza Lima, Eugéne Smith, Joe Rosenthal, John T. Daniels, Josef Koudelka, Kevin Carter, Luiz Braga, Miguel Chikaoka, Nasa’s file, Nelifur Demir, Paulo Santos, Robert Capa, Robert Doisneau, Sebastião Salgado, Thimothy O’Sulliver, Topical Press`s file, Walda Marques e Walter Firmo. As obras são apresentadas juntas, montadas em suporte de madeira preta, tipo caixa, como se fossem estruturas de junção de tipos móveis. São os lugares comuns à história da fotografia e da imprensa, mas também são imagens de cenários mais próximos da minha memória pessoal, já que representam a minha seleção de lugares que se repetem, meus clichês de memória.

 

​À esquerda, conjunto com algumas obras METAL MASTER: a partir de fototerritório de Cindy Sherman, Sebastião Salgado, Eugéne Smith, paulo Santos, Elza Lima, Joe Rosenthal e Diane Arbus.